Platão: Pensamento e Obras

A Vida e as Obras

 

Diversamente de Sócrates , que era filho do povo, Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., de pais aristocráticos e abastados, seu pai era descendente do rei Codros.
Desde jovem, Platão manifestava seu talento artístico e poético, o que o atrapalhou na precisão e ordem de seu pensamento.
Platão era discípulo de Sócrates, donde tirou muitos dos seus pensamentos.
Em Atenas, pelo ano de 387, Platão fundava a sua célebre escola, que tomou o nome famoso de Academia.
Platão interessou-se vivamente pela política e pela filosofia política.
Platão dedicou-se inteiramente à especulação metafísica, ao ensino filosófico e à redação de suas obras, atividade que não foi interrompida a não ser pela morte.
Platão é o primeiro filósofo antigo de quem possuímos as obras completas.
A forma dos escritos platônicos é o diálogo, sendo a parte mais importante de sua atividade literária, a qual era dividida e, três grupos principais, segundo certa ordem cronológica, lógica e formal.

 

O Pensamento: A Gnosiologia

 

Como já em Sócrates, assim em Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência.
Para Platão, o espírito humano é peregrino neste mundo e prisioneiro na caverna do corpo. Deve transpor este mundo e libertar-se do corpo para realizar o seu fim, isto é, chegar à contemplação do inteligível.
A gnosiologia platônica tem o caráter científico, filosófico, que falta a gnosiologia socrática, ainda que as conclusões sejam idênticas. O conhecimento sensível deve ser superado por um outro conhecimento, o conhecimento conceptual. O conhecimento sensível não pode explicar o conhecimento intelectual; e ainda menos pode o conhecimento sensível explicar o dever ser, os valores de beleza, verdade e bondade, que estão efetivamente presentes no espírito humano, e se distinguem diametralmente de seus opostos, fealdade, erro e mal-posição e distinção que o sentido não pode operar por si mesmo.
A diferença essencial entre o conhecimento sensível é que o conhecimento sensível não sabe que o é, podendo cair no erro sem saber; ao passo que o conhecimento intelectual, além de ser um conhecimento verdadeiro, sabe que o é, não podendo de modo algum ser errôneo, ou seja, o conhecimento sensível sabe que as coisas estão assim, sem saber porque são, ao passo que o conecimento intelectual sabe que as coisas devem estar necessariamente assim como estão, precisamente porque é ciência, isto é, conhecimento das coisas pelas causas.
Sócrates estava convencido de que o saber intelectual transcende o saber sensível, mas julgava poder construir indutivamente o conceito da sensação; Platão, ao contrário, não admite que da sensação se possa de algum modo tirar o conceito universal, absoluto. E, exagerando a doutrina da maiêutica socrática, diz que os conceitos são a priori, inatos no espírito humano, donde têm de ser oportunamente tirados.
O mundo ideal, racional - no dizer de Platão - transcende inteiramente o mundo empírico, material, em que vivemos.  

Teoria das Idéias

 

Sócrates mostrara no conceito o verdadeiro objeto da ciência. Platão aprofunda-lhe a teoria e procura determinar a relação entre o conceito e a realidade fazendo deste problema o ponto de partida da sua filosofia.
A ciência é objetiva; ao conhecimento certo deve corresponder a realidade. Ora, de um lado, os nossos conceitos são universais, necessários, imutáveis e eternos (Sócrates), do outro, tudo no mundo é individual, contigente e transitório (Heráclito). Deve, logo, existir, além do fenomenal, um outro mundo de realidades, objetivamente dotadas dos mesmos atributos dos conceitos subjetivos que as representam. Estas realidades chamam-se Idéias. As idéias não são, pois, no sentido platônico, representações intelectuais, formas abstratas do pensamento, são realidades objetivas, modelos e arquétipos eternos de que as coisas visíveis são cópias imperfeitas e fugazes. Assim a idéia de homem é o homem abstrato perfeito e universal de que os indivíduos humanos são imitações transitórias e defeituosas.
Todas as idéias existem num mundo separado, o mundo dos inteligíveis, situado na esfera celeste. A certeza da sua existência funda-a Platão na necessidade de salvar o valor objetivo dos nossos conhecimentos e na importância de explicar os atributos do ente de Parmênides, sem, com ele, negar a existência do fieri. Tal a célebre teoria das idéias, alma de toda filosofia platônica, centro em torno do qual gravita todo o seu sistema.

 

A Metafísica

As Idéias

 

O sistema metafísico de Platão centraliza-se e culmina no mundo divino das idéias, as quais contrapõe-se à matéria obscura e incriada.
O divino platônico é representado pelo mundo das idéias e especialmente pela idéia do Bem, que está no vértice. Em geral, o mundo ideal é provado pela necessidade de justificar os valores, o dever ser, de que este nosso mundo imperfeito participa e a que aspira.
Visto serem as idéias conceitos personalizados, transferidos da ordem lógica à ontológica, terão consequentemente as características dos próprios conceitos: transcenderão a experiência, serão universais, imutáveis. Logo, a idéia do Bem, no sistema platônico, é a realidade suprema, donde dependem todas as demais idéias, e todos os valores (éticos, lógicos e estéticos) que se manifestam no mundo sensível; é o ser sem o qual não se explica o vir-a-ser. Portanto, deveria representar o verdadeiro Deus platônico. No entanto, para ser verdadeiramente tal, falta-lhe a personalidade e a atividade criadora.

 

 

As Almas

 

A alma desempenha papel de mediador entre as idéias e a matéria, à qual comunica o movimento e a vida, a ordem e a harmonia. Ele dá à alma humana um lugar e um tratamento à parte, de superioridade, em vista dos seus impelentes interesses morais e ascéticos, religiosos e místicos. Assim é que considera ele a alma humana como um ser eterno (coeterno às idéias e à matéria), de natureza espiritual, inteligível, caído no mundo material como que por uma espécie de queda original, de um mal radical. Deve portanto, a alma humana, libertar-se do corpo, como de um cárcere; esta libertação, durante a vida terrena, começa e progride mediante a filosofia, que é separação espiritual da alma do corpo, e se realiza com a morte, separando-se, então, a alma do corpo.
A faculdade principal, essencial da alma é a de conhecer o mundo ideal, transcendental: contemplação em que se realiza a natureza humana, e da qual depende totalmente a ação moral. Entretanto, sendo que a alma racional é, de fato, unida a um corpo, dotado de atividade sensitiva e vegetativa, deve existir um princípio de uma e outra. Segundo Platão, tais funções seriam desempenhadas por outras duas forças - ou “partes” da alma: a irascível (ímpeto), que residiria no peito, e a concupiscível (apetite), que residiria no abdome - assim como a alma racional residiria na cabeça. Naturalmente a alma sensitiva e a vegetativa são subordinadas à alma racional.
Logo, segundo Platão, a união da alma espiritual com o corpo é extrínseca, até violenta. A alma não encontra no corpo o seu complemento, o seu instrumento adequado. Mas a alma está no corpo como num cárcere, o intelecto é impedido pelo sentido da visão das idéias, que devem ser trabalhosamente relembradas. E diga-se o mesmo da vontade a respeito das tendências. E, apenas mediante uma disciplina ascética do corpo, que o mortifica inteiramente, e mediante a morte libertadora, que desvencilha para sempre a alma do corpo, o homem realiza a sua verdadeira natureza: a contemplação intuitiva do mundo ideal.

 

O Mundo

 

O mundo material, o cosmos platônico, resulta da síntese de dois princípios opostos: as idéias e a matéria. O mundo está entre o ser (idéia) e o não-ser (matéria), e é o devir ordenado, como o adequado conhecimento sensível está entre o saber e o não-saber, e é a opinião verdadeira. Conforme a cosmologia pampsiquista platônica, haveria, antes de tudo, uma alma do mundo e, depois, partes da alma, dependentes e inferiores, a saber, as almas dos astros, dos homens, etc.
O dualismo dos elementos constitutivos do mundo material resulta do ser e do não-ser, da ordem e da desordem, do bem e do mal, que aparecem no mundo. Da idéia - verdade, bondade - depende tudo quanto há de positivo, de racional no vir-a-ser da experiência. Da matéria - indeterminada, mutável - depende, ao contrário, tudo que há de negativo na experiência.

Um comentário: