Drivers



    
 

            O que fazer quando a placa de rede não funciona? Ou a placa de som? Ou qualquer outro dispositivo?
            Apesar de a maioria dos problemas dos computadores estarem vinculados ao hardware, nem sempre isso vem de peças defeituosas. Pode ocorrer, por exemplo, de a um dispositivo funcionar normalmente em uma máquina e travar caso coloque em outro. Por isso, vamos abordar um pouco de uma coisinha tão pouco falada: os drivers.
            O driver é um componente muito importante do sistema. É ele que conduz os dispositivos ao funcionamento. De forma mais prática, é ele que deixa a peça (seja interna ou não, como a placa de rede fax modem ou o modem 3G, que ambos necessitam do driver) acessável e utilizável no computador.
            O driver é como se fosse um programa intérprete. Ele recebe as informações e comandos do sistema operacional, seja ele qual for (Windows, Linux, MS-DOS, Mac Os, Android), e os traduz para que o dispositivo possa entender o que deve ser feito. O mesmo acontece de forma inversa.
            Assim como um intérprete domina determinadas linguagens, o mesmo ocorre com os drivers. Problemas gerados pela dificuldade de estabelecimento de comunicação entre determinados drivers e o sistema operacional são chamados de incompatibilidade. Ou seja, assim como um intérprete que domina libras e inglês terá dificuldades em interpretar o espanhol (na melhor das possibilidades), um driver designado a trabalhar com o Windows XP não conseguirá ou terá dificuldades de se estabelecer em um ambiente Windows 7 ou Windows 8, tornando-o incompatível com o sistema. Caso que ocorre também em ambientes Linux, Apple ou Android.
            Para a nooooossa alegria... o Windows 7 e o alguns Linux (como o Ubuntu, Kubuntu ou Debian) reconhecem automaticamente alguns drivers, tais como áudio, vídeo e rede; salvo caso os dispositivos forem antigos ou serem mais novos que o sistema. Essa tecnologia de reconhecimento automático é denominada Plug and Play (plugue e use).
            Há a possibilidade de o sistema não reconhecer automaticamente alguns dispositivos e, caso isso ocorra, é necessário fazer o download desses drivers na Internet. Contudo, antes de procurar o driver é precisso, primeiramente, ter em mãos as configurações do seu dispositivo. Você pode encontrar essas informações no manual de uso do seu computador e, caso não encontre, pode ser socorrido por programas como o Everest. Através desse programa você consegue o relatório das configurações do seu computador. Tendo encontrado a configuração do dispositivo que não está funcionando, basta escrever no “São” Google e encontrar algum site que lhe ofereça o driver. Mas é preciso, ainda, dar preferência ao site da marca do seu dispositivo.
            Sites como o Fórum do Hardware, Driver Zone ou Driver Guide oferecem uma grande quantidade de drivers e, além de oferecer drivers, no Fórum do Hardware você pode encontrar posts com dúvidas já solucionadas de pessoas com o mesmo problema que o seu ou ainda tirar dúvidas.