Anabolizantes

Os anabolizantes, também conhecidos como esteróides androgênicos, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável, são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes.
Os esteróides anabólicos foram descobertos nos anos 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteróides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a AIDS.
Hoje os esteróides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de anabolizantes, também há uma volumosa quantidade de propaganda, "ciência-lixo" e concepções errôneas da população sobre seu uso.

MECANISMO BIOQUÍMICO

Os efeitos fisiológicos dos andrógenos são vastos e vão desde o desenvolvimento fetal para a manutenção de músculos e massa óssea até a vida adulta incluindo o estimulo de estirões de crescimento na puberdade, indução de crescimento de cabelo, produção de óleo pelas glândulas sebáceas e sexualidade (especialmente no desenvolvimento fetal). Os esteróides anabolizantes são androgênicos e consequentemente produzem efeitos androgênicos no corpo. Os andrógenos estimulam a miogênese, que é a formação de tecido muscular. O aumento na massa muscular é predominantemente da musculatura esquelética e é causado por um aumento na síntese de proteínas musculares ou possivelmente uma diminuição na quebra de proteínas musculares.

EFEITOS COLATERAIS POSSIVELMENTE NÃO DESEJADOS

Muitos andrógenos são capazes de serem metabolizados em compostos que podem interagir com outros receptores de hormônios esteróides como os receptores de estrógeno, progesterona e glicocorticóides, produzindo (geralmente) efeitos adicionais não desejados:
• Possível pressão sanguínea elevada
• Níveis de colesterol –Alguns esteróides podem causar um aumento nos níveis de LDL e diminuição nos de HDL. Isso pode aumentar o risco de ocorrer uma doença cardiovascular.
• Acne– Devido à estimulação das glândulas sebáceas
• Hepatotoxicidade – Causado particularmente por componentes de anabolizantes orais para que não sejam destruídos pelo sistema digestivo.
• Crescimento excessivo da gengiva
• Etc.

USO MÉDICO

Os esteróides anabólicos foram testados por médicos para muitas finalidades desde a descoberta da testosterona sintética, algumas com sucesso. Um dos usos iniciais de esteróides foi para o tratamento de cansaço crônico, mas hoje pode ser usado para vários fins:
• Estimulação da medula óssea;
• Estimulação do crescimento;
• Estimulação do apetite e preservação e aumento de massa muscular;
• Indução da puberdade masculina;
• Usado para problemas relacionados com a idade em idosos;
• Usado em terapia de reposição hormonal para homens com baixos níveis de testosterona.
• Etc.

Faça o Download do texto em Microsoft Office Word clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário