Algumas noções sobre Redes!


>> Tipos de Ligação de Rede


> Ponto-a-Ponto
Ligações ponto-a-ponto caracterizam-se pela presença de apenas dois pontos de comunicação, um em cada extremidade, ou seja, apenas dois computadores interligados.
Essa é a forma mais comum de conexão, na qual temos apenas dois pontos, onde um é receptor e outro é transmissor, os quais são interligados e podem trocar informações diretamente.
Nesse tipo de ligação de redes, não há compartilhamento do meio com vários usuários.

> Multiponto ou Ponto-Multiponto
Nesse tipo de ligação de redes, um ponto central pode estar enviando informações/dados para vários pontos, utilizando um mesmo meio e fazendo derivações ao longo do meio.


>> Métodos de transmissão de dados

> Simplex
Uma comunicação é dita simplex quando permite comunicação apenas em um único sentido, tendo em uma extremidade um dispositivo apenas transmissor (transmiter) e do outro um dispositivo apenas receptor (receiver). Não há possibilidade do dispositivo receptor enviar dados ou mesmo sinalizar se os dados foram recebidos corretamente. Transmissões de rádio e televisão são exemplos de transmissão simplex.

> Half Duplex
Uma comunicação é dita half-duplex quando existem em ambas as extremidades dispositivos que podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverver.

> Full-Duplex
Uma transmissão é dita full-duplex quando dados pode ser transmitidos e recebidos simultaneamente em ambos os sentidos. Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção.

>> Topologias
> Topologia em Barramento
Na topologia de barramento todos os computadores estão ligados a um cabo contínuo que é terminado em ambas as extremidades por um apequena ficha com um aresistência ligada entre a malha e o fio central do cabo.

> Topologia em Estrela
Contrariamente ao que acontece na topologia anterior, no caso da topologia em estrela os postos ligam-se todos num ponto central, que é um dispositivo que pode ser um hub ou um switch, em qualquer dos casos esse dispositivo atua como um concentrador.

> Topologia em Anel
Na topologia em anel, cada posto está diretamente ligado a dois outros postos de rede, Os dados circulam num sentido de um posto para outro, cada posto inclui um dispositivo de recepção e transmissão, o que lhe permite receber o sinal e passá-lo ao posto seguinte, no caso de a informação não lhe ser destinada.

> Topologia em Árvore
Tipologia física baseada num aestrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Existem um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existe um outro concentrador que interliga todos os outros concentradores.

> Topologia Híbrida
Numa topologia híbrida, o desenho final da rede resulta da combinação de duas ou mais topologias de rede. A combinação de duas ou mais topologias de rede permite-nos beneficiar das vantagens de cada uma das topologias que integram esta topologia.


Fontes:

Curso: Redes de Computadores. Disponível em: <www.ele.ita.br/~rubens/RedesI/RedesI-p3.pdf>. Acesso em 22 mar. 2011

Organização de Computadores. Disponível em: . Acesso em 22 mar. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário