Paradigmas em Tecnologia Orientada a Objeto


Paradigma Procedural

O termo programação procedural, também chamada de programação procedimental, é muitas vezes utilizado como sinônimo de programação imperativa, mas o termo pode se referir a um paradigma de programação baseado no conceito de chamadas a procedimento. Procedimentos, também conhecidos como rotinas, sub-rotinas, métodos, ou funções simplesmente contém um conjunto de passos computacionais a serem executados. Um dado procedimento pode ser chamado a qualquer hora durante a execução de um programa, inclusive por outros procedimentos ou por si mesmo.
A programação procedural é, muitas vezes, uma escolha melhor que programação sequencial e não estruturada em muitas situações que envolvem uma complexidade média e requerem facilidade de manutenção. A programação procedural possui a habilidade de reutilizar o mesmo código em diferentes lugares no programa sem copiá-lo; a habilidade de ser fortemente modular e estruturado; entre outras.
Para ser considerada procedural, uma linguagem de programação deve suportar o conceito de procedimentos e possuir uma sintaxe para defini-los. Idealmente, ela deve suportar a especificação de tipos de argumentos, variáveis locais, chamadas recursivas e o uso de procedimentos em módulos distintos de um programa. Ela também pode suportar a distinção entre argumentos de entrada e de saída.

Paradigma Orientado a Objeto

A programação orientada a objetos nos proporciona uma melhor abordagem para o desenvolvimento de sistemas, tornando a modelagem e programação do sistema muito mais próxima do mundo real do que a abordagem do Paradigma da Programação Estruturada.
Devemos lembrar que o desenvolvimento de software é realizado por seres humanos, então muitas vezes a qualidade do sistema não depende diretamente do paradigma, linguagem e metodologia, mas do
 programador.
A orientação a objetos não é uma coleção de bibliotecas ou simples adição de novas funcionalidades a uma linguagem de programação, é um novo paradigma avançado.
O conceito de paradigma tem como definição: “conjunto de teorias, padrões e métodos que, juntos, representam um modo de organizar conhecimento”.
A programação orientada a objeto consiste em abordar a resolução de um problema, através da análise das entidades e seus relacionamentos, dentro do contexto onde se situa o problema. A partir dessa análise é construído um Modelo de Resolução que represente, da melhor maneira possível, aquilo que acontece no mundo real.
A análise e projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos.

Paradigma Estruturado

Este paradigma preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e interação. Tendo, na prática, sido transformada na Programação Modular, a Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas. Foi a forma dominante na criação de software entre a programação linear e a programação orientada por objetos.
Apesar de ter sido sucedida pela programação orientada por objetos, pode-se dizer que a programação estruturada ainda é marcantemente influente, uma vez que grande parte das pessoas ainda aprendem programação através dela.

Paradigma Imperativo

O Paradigma Imperativo consiste na criação de sistemas através de comandos ou instruções imperativas e possui como linguagens representantes o Fortran e o Cobol.
O paradigma imperativo baseia-se no conceito de comandos e atualização de variáveis. Como os programas são escritos para modelar processos e objetos do mundo real e tais objetos freqüentemente possuem estados que variam com o tempo, variáveis naturalmente modelam tais objetos.
Desse modo, pode-se considerar que programas imperativos modelam tais processos e objetos com bastante eficiência. Além disso, todas as arquiteturas de computadores existentes hoje baseiam-se na arquitetura de Von Newmann, caracterizada pelo acesso direto e possibilidade de alteração de valores armazenados em posições de memória. Isso torna os ambientes de execução das linguagens imperativas bastante eficientes.
Programas imperativos são excelentes, por exemplo, para programação de baixo nível.

 
Bibliografia

WIKIPÉDIA. Programação Procedural. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_procedural>. Acesso em 24 mar. 2011.

Pesquisa científica. Paradigma da Orientação a Objetos. Disponível em: <http://www.freelancersbrasil.com/paradigma-da-orientacao-a-objetos/>. Acesso em 24 mar. 2011

WIKIPÉDIA. Programação Estruturada. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7C3%A3o_estruturada>. Acesso em 24 mar. 2011

Pesquisa científica. Paradigma Imperativo. Disponível em: <www.cin.ufpe.br/~tds/CaracteristicasParadigmas.doc>. Acesso em 23 mar. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário